02/07/2020- Encerramento do Startup Way Federais Club com Equipe vencedora de alunos(as) da UFPE e do PROFNIT/UNIVASF
No dia 02 de julho foi encerrado o Startup Way Federais Club iniciado no dia 10 de junho. Organizado pelo SEBRAE e as Instituições Federais de Pernambuco: UFPE, UNIVASF, UFRPE, UFAPE, IFPE e IF-Sertão PE, o evento contou com a participação de 1.316 discentes inscritos, sendo 152 (11,6%) da UNIVASF. Os discentes participantes são de diversas áreas e cursos da graduação e pós-graduação (em nível de mestrado e doutorado), formando equipes com 4, 5 ou 6 membros e outros 38 que formaram suas equipes na primeira semana do evento (Gráficos 1 e 2).
Do total de 253 equipes que iniciaram o processo de geração de ideias, 132 equipes chegaram a semi-final (52%). Especificamente quanto à participação da UNIVASF, foram formadas inicialmente 30 equipes contendo apenas alunos da UNIVASF (23) e as demais mistas, envolvendo alunos das demais instituições. Entre estas equipes (30), 10 (33,33%) foram semi-finalistas. Entre estas, 8 equipes foram selecionadas para compor as TOP 50 e 1 entre as TOP 5.
Os discentes participaram de palestras e receberam orientações a partir de 100 mentores docentes, técnicos administrativos e/ou consultores Sebrae. Esse time de mentores contou com 3 docentes da UNIVASF: Michely Diniz, Helinando Pequeno e Pedro Robinson. Há muitos motivos para comemorar o desempenho dos discentes heróis que enfrentaram o desafio de buscar soluções para demandas atuais da sociedade, que enfrenta o novo cenário do cotidiano causado pela COVID-19, destacando-se que entre as 4 equipes mentoradas por Michely Diniz, 2 ficaram entre as TOP 50: A Projep e a Stark Inovação e entre 4 mentoradas por Helinando Pequeno, também foram selecionadas 02 para compor as TOP 50: BrainstormAGRO e Gostosas do Rolê.
Fechando de forma brilhante e emocionante, os Reitores ou representantes das Instituições envolvidas manifestaram apoio. A equipe WEPE, com presença de aluno do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UNIVASF), Daniel Lucas Nunes de Alencar Alves (Foto 1), em união com alunos e alunas do campus da UFPE, em Caruaru, obtiveram o 1o lugar (Foto 2 da Equipe campeã).
A força da inovação unindo distâncias e Instituições (do litoral ao sertão de Pernambuco) em prol de um futuro melhor e os jovens empreendedores da equipe WEPE fizeram questão de frisar isso no nome da sua equipe, unindo WE (nós) à sigla do estado de Pernambuco (PE). Daniel Lucas é egresso do Curso de Engenharia da Computação na UNIVASF, cujo estágio obrigatório foi cumprido no Núcleo de Inovação da UNIVASF, no ano de 2019, e ingressou no Mestrado Profissional PROFNIT no início do ano de 2020. Atualmente, atende as demandas acadêmicas da sua cidade, Araripina-PE, e aceitou o desafio junto com seus parceiros, Karen Vieira (aluna de Engenharia Civil na UFPE-Caruaru) - apresentadora do pitch final, Helder Leandro (aluno de administração na UFPE-Caruaru) e Yuri Ramos (aluno de administração na UFPE-Recife). Também ratificando que as distâncias são superadas, este time campeão foi captaneado pela docente Marília Passos, do IF Sertão - campus Floresta e pelo docente José Gilson, da área de TI e Empreendedorismo e professor do PROFNIT/UFPE, em Recife.
Daniel Lucas Alves (Foto 1) registra relato sobre o aprendizado e experiência. "Minha experiência participando do Startup Way Federais Club não poderia ter sido mais enriquecedora, a começar pela minha equipe. Nos conhecemos no último momento para formação dos grupos, todos de cidades diferentes, formações diferentes e representando duas universidades (UNIVASF / UFPE). O que parecia ser o um grande desafio a princípio se mostrou uma grande força pois fomos capazes de nos alinhar para construir um projeto inovador. Vejo com isso que captamos o melhor do espírito do evento pois provamos que quando Sertão, Agreste e Zona da Mata trabalham juntos, bons frutos são gerados. Destaco também o excelente trabalho dos mentores Marília Passos (IF-Sertão Floresta) e Gilson Teixeira (UFPE) que nos forneceram uma assistência fundamental, e a minha condição de aluno no Mestrado PROFNIT, cujos ensinamentos e discussões nas aulas da disciplina de prospecção tecnológica foram muito importantes."
As equipes SOLVER (2o Lugar), (Re)pense (3o Lugar), X AE A-12 (4o Lugar) e 4Senses (5o Lugar) também abrilhantaram o encerramento, sendo relatado pelos avaliadores a enorme dificuldade que passaram para determinação do ranking, com homenagem merecida à banca examinadora, composta por atores com larga experiência em inovação: Rômulo Desar (Porto Digital), Alexandre Stamford (SECTI-PE), Marília Eutimia (Secretaria de Saúde de Pernambuco), Alexandre Maciel (UPE) , Ivan Patriota (CESAR) e Rodrigo Videres (Unimed/Petrolina).
Durante o encerramento, os(as) reitores(as) e representantes das Instituições envolvidas também ratificaram assinatura "simbólica" de um acordo de cooperação para realização de edições e outras ações futuras. Assim, considera-se o evento um marco de desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo para o estado de Pernambuco. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Por Vivianni Marques
Coordenadora do NIT/UNIASF e
Membro Organizadora do Startup Way Federais Club
Em 03/07/2020