Patentes Depositadas
Programas de Computador
NOME DO PROGRAMA DATA ETIQUETA INPI CÓDIGO INPI
Jogo dos 16 Ensinamentos - J16E 10/03/2015 BR 51 2015 000201-5
Descrição Sucinta
MicroFit 10/03/2015 BR 51 2015 000202-3
Descrição Sucinta
MicroCount 11/09/2015 BR 51 2015 001025-5
Sistema Supervisório para Reprodução de Insetos – SiSupRI 25/08/2016 BR 51 2016 001143-2
Descrição Sucinta
O software desenvolvido manipula um banco de dados ativos, normalizado, que viabiliza a retenção e recuperação automática de dados através de múltiplas plataformas, auxiliando a tomada de decisão empresarial. Como estudo de caso serão utilizados os dados referentes à produção, coleta e distribuição de mosquito Aedes aegypti (mosquito da dengue) e Ceratitis capitata (moscas-das-frutas), atividades já realizadas pela Moscamed Brasil. A implementação da aplicação é Web responsiva, ou seja, se adapta automaticamente as diversas interfaces de Smartphones e/ou Smart TVs. Entre outros recursos, foi utilizada a linguagem PHP responsável por realizar as operações de inserção (insert), exclusão (delete), atualização (up date) e consulta dos dados (select) em todos os módulos implementados apresentados abaixo:
1. Módulo de Gerenciamento de Lotes e Bandejas:
• Módulo de Gerenciamento de Alimentação;
• Módulo de Gerenciamento de Béquer:
• Módulo de Gerenciamento de Ovos;
• Módulo de Gerenciamento Alíquota.
2. Módulo de Gerenciamento de Separação e Controle:
• Módulo de Gerenciamento de Controle;
3. Módulo de Gerenciamento de Lotes para Gaiola:
• Módulo de Gerenciamento de Produção de Ovos;
• Módulo de Gerenciamento de Mortalidade de Pupas nas Gaiolas.
4. Módulo de Gerenciamento Transporte/Liberação:
• Módulo de Gerenciamento Controle Transporte;
• Módulo de Gerenciamento de Temperatura.
Sistema de Gerenciamento de Elaboração de Patentes – SGEP 13/03/2018 BR 512018000309-5
Descrição Sucinta
Sistema que facilita o processo de elaboração de patente por meio do cadastro de inventores, com geração de ambiente para elaboração orientada. Ao final são gerados os arquivos necessários para o depósito em formato .pdf. Caso sejam necessárias correções, o administrador, coordenador do NIT, reabre o sistema para que o inventor responsável faça as modificações necessárias e reenvie a versão final. Finalmente, o sistema não permitirá mais modificações e os dados permanecem disponíveis para geração de relatórios.
Sistema de Controle de Documentos 16/03/2018 BR 512018000335-4
Descrição Sucinta
O excesso de informações geradas diariamente pelas instituições trouxe um grande desafio para os profissionais que atuam nos arquivos, tendo em vista a necessidade de otimização de espaço e ambiente adequado à preservação do acervo.
Neste sentido, o Sistema de Controle de Documentos é um software que auxilia na gestão de documentos de arquivos físicos. A utilização deste sistema é um recurso fundamental para obter o controle dos documentos em todo o seu ciclo vital, facilitando a organização e propiciando a busca e recuperação da informação de modo eficiente.
O Sistema de Controle de Documentos é composto por quatro módulos, a saber:
MÓDULO DE CADASTRO DE DOCUMENTOS: cadastra as informações contidas no documento físico, classificando conforme o código e a temporalidade pertinente ao assunto do documento. Neste módulo é possível registrar o local de arquivamento do documento, facilitando a sua recuperação quando necessário. O documento também pode ser digitalizado e inserido no sistema para fins de consulta e preservação da informação.
MÓDULO DE PROCURA DE DOCUMENTOS: busca e visualiza as informações cadastradas, propiciando a consulta e a localização dos documentos arquivados.
MÓDULO TABELA DE TEMPORALIDADE: registra os cógidos de classificações dos documentos e suas respectivas temporalidades. O código de classificação é definido pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de cada orgão, conforme norma estabelecida pelo Conselho Nacional de Arquivos CONARQ.
MÓDULO DE RELATÓRIOS: gera diversos relatórios, a exemplo de localização de documentos por local de guarda, origem do documento, bem como os documentos passíveis de eliminação, entre outros.
Programa de Assistência Estudantil (PAE) 19/03/2018 BR 512018000343-5
Descrição Sucinta
O Programa de Assistência Estudantil (PAE) surgiu a partir da necessidade de gerenciar os as inscrições dos estudantes em programas de assistência estudantil com questionário socioeconômico.
Os requisitos do negócio são: administrar os dados de todos de todos os cadastrados, armazenar os dados dos cadastrados, controlar os dados dos selecionados, elaboração de histórico e emissão de relatórios.
O cadastramento do candidato se dá com o fornecimento de dados referentes ao estudante e a renda do estudante e/ou familiar, do comprovante de despesa da família e do estudante, de documentos referentes à família do estudante, do questionário socioeconômico e do termo de aceitação ao PAE. Uma comissão analisa os dados e os documentos fornecidos pelos estudantes e selecionam os que serão contemplados com o programa de assistência estudantil.
O sistema emite relatórios dos estudantes que se candidataram, bem como dos que foram selecionados, possibilitando a realização de avaliações estatísticas e também a atualização de dados dos estudantes para a análise de concessão, encerramento ou cancelamento de participação no programa.
Para o desenvolvimento do PAE foi utilizado o banco de dados Oracle e as linguagem de programação Delphi e PHP.
O sistema apresenta os seguintes módulos:
Cadastros - cadastro geral de informações que estarão em movimentação.
Avaliação – acompanhamento
Relatórios – módulo para emissão de relatórios customizáveis. O sistema permite a emissão de dos seguintes relatórios: Frequência dos estudantes, atividades dos estudantes, estudantes cadastrados, estudantes selecionados pelo PAE e planejamento para trabalhos trimestrais.
Controle de Acesso - Módulo para gerenciamento e controle de acesso.
Logs – Para registro dos acessos ao sistema.
Programa Vida Ativa (PVA) 19/03/2018 BR 512018000343-5
Descrição Sucinta
O Programa Vida Ativa (PVA) surgiu a partir da necessidade de gerenciar os dados dos participantes do programa, contemplando aspectos como perfil sócio demográfico, avaliações físicas, teste de equilíbrio, avaliação de estilo de vida, entre outros.
Os requisitos do negócio são: cadastramento, alteração e exclusão de dados dos usuários, participantes, avaliadores e administradores do sistema; cadastramento de avaliações físicas e testes de equilíbrio.
As funcionalidades que o sistema oferece são: cadastro, consulta, alteração e exclusão de dados de participantes, avaliadores e estagiários (operadores do sistema); cadastro, consulta, alteração e exclusão de dados de avaliações e testes de equilíbrio corporal; geração de relatórios; realização de login no sistema; recuperação de acesso ao sistema; e registro e consulta a logs de acessos ao sistema.
O sistema emite relatório de participantes do programa; relatórios de avaliações físicas do participante; relatórios de TEC dos participantes; e relatórios de dados específicos referentes ao perfil sócio demográfico, estilo de vida, avaliação do programa, etc.
O gerenciamento e controle de acesso dos usuários ocorrem através da integração com o sistema de gestão de serviço (SGS).
Para o desenvolvimento do PVA foi utilizado o banco de dados Postgre e as linguagem de programação PHP.
O sistema apresenta os seguintes módulos:
Tabelas – para o cadastro geral de informações que não terão muitas modificações.
Cadastros - cadastro geral de informações que estarão em movimentação.
Relatórios – módulo para emissão de relatórios customizáveis.
Ferramentas - funcionalidades para auxiliar na manipulação de dados. Exportação de dados. Lista de presença.
Configuração - Módulo para gerenciamento e controle de acesso.
Administração – administração dos acessos ao sistema e ao banco de dados.