Notícia
Diretora Institucional de Inovação Tecnológica do NIT/UNIVASF participou da
26° Conferência Anprotec
Em 2016, o maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina, realizado pela Anprotec e pelo Sebrae, contou com a organização local da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará (RIC). A Conferência foi realizada entre os dias 17 e 20 de outubro, em Fortaleza (CE), no Centro de Eventos do Ceará. Nesta oportunidade esteve presente a Diretora Institucional de Inovação Tecnológica do NIT/UNIVASF Vivianni Marques.
Esse evento propôs uma discussão sobre a evolução que as formas de apoio ao empreendedorismo e à inovação vêm apresentando. Parques tecnológicos, incubadoras de empresas, aceleradoras, corporate ventures e espaços de coworking precisam trabalhar em sintonia, de modo a alavancar a geração sistemática e o crescimento acelerado de novos empreendimentos, contribuindo efetivamente para a consolidação do ecossistema de inovação.
Os mecanismos e espaços de geração de novos empreendimentos vêm evoluindo de maneira expressiva, acompanhando as demandas crescentes e diferenciadas da sociedade e dos empreendedores. Essas demandas já não podem ser mais atendidas por apenas um determinado mecanismo ou por diferentes tipos de espaço. A natureza, o segmento de atuação, a fonte da inovação e do recurso, os tipos de parceria e o estágio de desenvolvimento dos empreendimentos, entre outros fatores, irão determinar quais os melhores mecanismos de apoio e as melhores áreas de inovação para os empreendimentos.
Assim, parques tecnológicos, incubadoras de empresas, aceleradoras, corporate ventures e espaços de coworking precisam trabalhar em sintonia, de modo a alavancar a geração sistemática e o crescimento acelerado de novos empreendimentos. A partir dessa sinergia, os mecanismos e espaços de inovação precisam agir em conjunto para ampliar a quantidade e a qualidade dos empreendimentos apoiados, contribuindo efetivamente para a consolidação do ecossistema de inovação brasileiro.
Diante desse cenário, a 26ª Conferência Anprotec discutiu a identidade e as funções desses mecanismos e espaços, com o intuito de identificar tendências, conhecer boas práticas, trocar experiências e apontar caminhos que levem ao fortalecimento do empreendedorismo inovador, no Brasil e no mundo. A Diretora Institucional de Inovação Tecnológica da UNIVASF, Profa. Dra. Vivianni Marques, ressaltou a importância da temática para toda a comunidade acadêmica da UNIVASF e destacou que a equipe do Núcleo de Tecnológica está empenhada em contribuir com o empreededorismo inovador na região. Oportunamente, convidou a todos para participar do III Workshop de Inovação que será realizado nos dias 08 e 09 de dezembro, sendo o primeiro dia na UNIVASF e o segundo no IF Sertão. Estão previstas palestras, mesas redondas, oficina/exposição, desafio de ideias e minicurso.