top of page

Notícia

Diretora Institucional de Inovação Tecnológica do NIT/UNIVASF participou da

26° Conferência Anprotec

 

Em 2016, o maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina, realizado pela Anprotec e pelo Sebrae, contou com a organização local da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará (RIC). A Conferência foi realizada entre os dias 17 e 20 de outubro, em Fortaleza (CE), no Centro de Eventos do Ceará. Nesta oportunidade esteve presente a Diretora Institucional de Inovação Tecnológica do NIT/UNIVASF Vivianni Marques.

Esse evento propôs uma discussão sobre a evolução que as formas de apoio ao empreendedorismo e à inovação vêm apresentando. Parques tecnológicos, incubadoras de empresas, aceleradoras, corporate ventures e espaços de coworking precisam trabalhar em sintonia, de modo a alavancar a geração sistemática e o crescimento acelerado de novos empreendimentos, contribuindo efetivamente para a consolidação do ecossistema de inovação.
Os mecanismos e espaços de geração de novos empreendimentos vêm evoluindo de maneira expressiva, acompanhando as demandas crescentes e diferenciadas da sociedade e dos empreendedores. Essas demandas já não podem ser mais atendidas por apenas um determinado mecanismo ou por diferentes tipos de espaço. A natureza, o segmento de atuação, a fonte da inovação e do recurso, os tipos de parceria e o estágio de desenvolvimento dos empreendimentos, entre outros fatores, irão determinar quais os melhores mecanismos de apoio e as melhores áreas de inovação para os empreendimentos.

Assim, parques tecnológicos, incubadoras de empresas, aceleradoras, corporate ventures e espaços de coworking precisam trabalhar em sintonia, de modo a alavancar a geração sistemática e o crescimento acelerado de novos empreendimentos. A partir dessa sinergia, os mecanismos e espaços de inovação precisam agir em conjunto para ampliar a quantidade e a qualidade dos empreendimentos apoiados, contribuindo efetivamente para a consolidação do ecossistema de inovação brasileiro.

Diante desse cenário, a 26ª Conferência Anprotec discutiu a identidade e as funções desses mecanismos e espaços, com o intuito de identificar tendências, conhecer boas práticas, trocar experiências e apontar caminhos que levem ao fortalecimento do empreendedorismo inovador, no Brasil e no mundo. A Diretora Institucional de Inovação Tecnológica da UNIVASF, Profa. Dra. Vivianni Marques, ressaltou a importância da temática para toda a comunidade acadêmica da UNIVASF e destacou que a equipe do Núcleo de Tecnológica está empenhada em contribuir com o empreededorismo inovador na região. Oportunamente, convidou a todos para participar do III Workshop de Inovação que será realizado nos dias 08 e 09 de dezembro, sendo o primeiro dia na UNIVASF e o segundo no IF Sertão. Estão previstas palestras, mesas redondas, oficina/exposição, desafio de ideias e minicurso.

Mesa redonda com discussão sobre os sistemas nacionais de inovação na China e no Brasil – perspectivas para cooperação.

Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica/Diretora Institucional de Inovação Tecnológica da UNIVASF, Vivianni Marques, no Hall de entrada do centro de eventos do Ceará, participando da 26ª Conferência da ANPROTEC com Victor Wanderley (Coordenador do NIT/IFPE), Renata Morais (Coordenadora do NIT/IFS), Márcia Sobral (PADETEC) e Fausto Aires (Diretor de Inovação Tecnológica IFPB).

bottom of page