Notícia
Reunião dos Fóruns Temáticos da Procuradoria-Geral Federal
A Diretora Institucional de Inovação e Coordenação Geral do NIT/PRPPGI/UNIVASF, Profa. Dra. Vivianni Marques, e a Coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF-Sertão-PE, Profa. Dra. Luciana Cavalcanti, participaram de mesa redonda na Reunião dos Fóruns Temáticos da Procuradoria-Geral Federal (Figura 1). O evento aconteceu nos dias 18 a 20 de setembro, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – campus Juazeiro – BA (Figura 2).
A mesa foi composta também pelo Procurador e Coordenador do Fórum de Educação da PGF, Dr. Carlos Octaviano de Medeiros Mangueira (PF-UFPB) e o Procurador Federal- PF/CNPq/PRE e Coordenador do Fórum Temático de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Leopoldo Gomes Muraro (Figuras 3 e 4).
Os Procuradores Federais, inicialmente, abordaram importantes aspectos do novo marco legal da inovação, sendo muito enriquecedoras as temáticas expostas, esclarecendo dúvidas relativas a atuação dos NITs e o papel da Procuradoria Federal.
A Coordenadora do NIT/PRPPGI/UNIVASF, Profa. Dra. Vivianni Marques, abordou a efetivação harmônica do marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação nas ICTs: Uma parceria entre os NITs e os Setores Jurídicos (Figura 5). Foram relatadas dificuldades resultantes da ausência de regulamentação da Lei de inovação e propostas alternativas para propiciar a inovação (dificultadas registradas a partir de relatos de gestores de inovação de IESs e ambientes de inovação - Reuniões FORTEC/NE e Grupo whatsapp de Gestores), as quais surgiram também a partir dos procuradores presentes, com destaque para a Procuradora-Chefe do IFCE, Dra. Diana Guimarães Melo, que se disponibilizou a iniciar ações em parceria com a Procuradora-Chefe da UNIVASF, Dra. Juliana Gomes Campelo de Matos Braz. Essas “ações” consistem em iniciar a elaboração de minutas que serão utilizadas após a promulgação do decreto, que irá regulamentar a lei de inovação. Segundo Dra. Juliana Braz, "a ideia é não esperar a edição do decreto para iniciar a elaboração das minutas, e sim, já termos as minutas praticamente prontas quando da promulgação do decreto".
A Coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF-Sertão-PE, Profa. Dra. Luciana Cavalcanti (Figura 6), ratificou e complementou a temática, encerrando a mesa redonda agradecendo a oportunidade de compartilhar atividades inerentes aos Gestores de Inovação e Procuradores Federais.
Durante a mesa redonda, a Coordenação de Empreendedorismo e Incubação do NIT/PRPPGI/UNIVASF, Profa. Dra. Ana Emília Queiroz, também se fez presente, em consonância com as metas estabelecidas em função da parceria entre os NITs da UNIVASF e do IF-Sertão-PE.
Para as Coordenações dos NITs da UNIVASF e do IF-Sertão-PE, o evento oportunizou esclarecimentos de dúvidas e importantes reflexões, evidenciando a importância da parceria entre os NITs e os Procuradores Federais nas ICTs.
PARCERIA NIT/PROCURADORIA PROMOVENDO INOVAÇÃO!!
NIT/UNIVASF, 20/09/2017.
Figura 2 - Hall do Complexo Multieventos - campus Juazeiro-BA
Figura 1 - Fóruns Temáticos
Figura 4 - Mesa Redonda para discussão Novo Marco Legal: Da esquerda para a direita Dr. Carlos Mangueira (PF/UFPB), Profa. Dra. Vivianni Marques (NIT/PRPPGI/UNIVASF), Dr. Leopoldo Muraro (PF/CNPq/PRE) e Profa. Dra. Luciana Cavalcanti (IF-SERTÃO).
Figura 3 - Mesa Redonda para discussão Novo Marco Legal: Da esquerda para a direita Profa. Dra. Vivianni Marques (NIT/PRPPGI/UNIVASF), Dr. Leopoldo Muraro (PF/CNPq/PRE) e Profa. Dra. Luciana Cavalcanti (IF SERTÃO), durante fala de Dr. Carlos Mangueira (PF-UFPB).
Figura 5 - Discussão Novo Marco Legal. Profa. Dra. Vivianni Marques (NIT/PRPPGI)
Figura 6 - Discussão Novo Marco Legal: Da esquerda para a direita, Dr. Leopoldo Muraro (PF/CNPq/PRE), Profa. Dra. Luciana Cavalcanti (IF-SERTÃO-PE), Dr. Carlos Mangueira (PF/IFPB) e Vivianni Marques (NIT/PRPPGI/UNIVASF), durante fala da Profa. Dra. Luciana Cavalcanti.